sexta-feira, 24 de abril de 2009

O que você está lendo hoje?

Estava um dia desses no trânsito e uma rádio local começou a transmitir o seu momento literário e uma frase me chamou a atenção: “dizem que nós não escolhemos os livros, eles é que nos escolhem”. Achei esta frase muito profunda e... sabe que eu acredito nisso?! Parece loucura, mas se formos prestar atenção, parece que é verdade!

Somos atraídos por eles e parece que eles estão destinados a nós. Todos os livros têm os seus donos. Há aqueles mais reservados que escolhem donos ciumentos, que não gostam de emprestá-los. Há aqueles extrovertidos que adoram passar de mão em mão e aqueles tímidos que mesmo os donos ficam cheio de dedos ao manuseá-los. Eles são nossos confidentes, amigos leais nos momentos de solidão. São a busca constante do conhecimento e a simbologia materializada da construção do saber.

Comprar um livro é quase que um processo de amor à primeira vista. Você analisa todos os seus atributos, mesmo sem conhecê-los na profundidade e já sente o desejo de que ele faça parte da sua vida. Como conseqüência, vem logo logo o amor. Aquele livro passa a ter um significado para você e você sente a necessidade de externar isso, recomendando-o para as pessoas que você considera terem a ver com ele. O contrário também pode acontecer. A paixão pode se transformar numa desilusão. Você percebe que aquele livro não está de acordo com as suas expectativas e então ele acaba entrando no esquecimento.

Sou uma dessas pessoas apaixonadas por livro, às vezes caio de amores, às vezes me decepciono. Por isso, vez por outra postarei aqui a minha percepção sobre alguns livros da nossa área. O mais importante de tudo é que mesmo sendo bom ou ruim, os livros sempre acabam nos ensinando alguma coisa.

E você? O que está lendo hoje?

domingo, 19 de abril de 2009

Liderança: teoria x prática


O tema liderança é, atualmente, comum a todas as pessoas. Podemos encontrar nas livrarias uma vasta bibliografica sobre o tema, cursos sobre como desenvolver líderes prometem vender idéias milagrosas para tornar de fato as pessoas líderes e competitivas e até filmes ganham público notório por abordarem o assunto.

Na verdade a liderança está no incosciente de todos. Vivemos em um mundo altamente competitivo que, de fato, exige a atuação de profissionais pró-ativos, que façam a diferença e que possam fazer com que a empresa se torne competitiva num mercado cheio de mudanças.

O que parece que poucos se deram conta, no entanto, é que antes de tudo ser líder exige um transformação pessoal muito difícil por ter que envolver quebra de paradigmas e o exercício de uma nova postura, além do desenvolvimento de novas habilidades.

O que podemos perceber nas organizações é que há muitos gerentes querendo executar o papel de líder sem se darem conta que liderar é, antes de tudo, se doar de coração para um causa conjunta em que a vida das pessoas com limitações, valores e expectativas têm um peso nas decisões.

Ninguém é insubistituível, mas todos são importante quando o foco é atingir os objetivos orgarnizacionais e para isso é fundamental que todos estejam motivados e possam ser reconhecidos por seus esforços e colaborações.

O grande desafio é aliar as práticas gerenciais a características importantes da liderança, como: comunicação eficaz, espírito inovador, desenvolvimento de competências, interesse genuíno nas pessoas, criativiade e proatividade, entre outros.

Só assim teremos a certeza de que estamos todos no mesmo barco e que ninguém está remando contra a maré.