sexta-feira, 15 de maio de 2009

Inveja no local de trabalho: você já passou por isso?

Você está super feliz com o seu novo emprego, resolve se dar um banho de loja, decide dar uma repaginada no visual, vai dormir “sorrindo com as paredes”, acorda super disposto para encarar o novo desafio e quando chega no trabalho sente aquele peso de forças negativas pairando sobre você...

Quem nunca passou por isso? Isso, meu caro amigo, é a força da inveja rondando o seu ser!

Ninguém pede para ser alvo desse tipo de coisa no ambiente de trabalho, mas devemos estar prontos para lidar com este tipo de situação. A inveja no trabalho acontece quando uma pessoa insegura e ciente das suas fragilidades vê em você uma pessoa competente, bem resolvida, reconhecida pelo seu bom desempenho. Até aí tudo bem. Você simplesmente ignora essa praga humana e se concentra no seu trabalho.

O ruim é quando esta pessoa, que geralmente faz parte da sua equipe, tenta boicotar o seu trabalho para poder se promover em cima disso. É necessário ter muito jogo de cintura para não perder a paciência e até mesmo a motivação. Se estas pessoas usassem toda a energia para desempenhar com primazia as suas atividades não precisariam perder tempo se questionando se a sua roupa é nova, de quanto foi o seu bônus ou como foi a sua avaliação de desempenho.

Muitos podem ser os impactos da inveja no trabalho, já que ela:

- Modifica o clima no trabalho;
- Impacta a obtenção de resultados;
- Dificulta a comunicação interpessoal;
- Prejudica o relacionamento da equipe;
- Diminui a performance individual e do grupo.

Isso só para citar alguns poucos pontos negativos...

Não confunda a inveja com competição. Esta última pode até ser bastante benéfica. Muitas organizações atualmente estimulam a competição entre parceiros de uma mesma área ou grupos de setores diferentes com o objetivo de otimizar os seus resultados e incentivar a criatividade e a inovação das equipes e por isso deve ser bem gerenciada. A inveja, por sua vez, procura degradar a imagem do ser invejado e quem inveja sofre por possuir este sentimento tão pequeno.

Se você, leitor, reconhece que sente inveja, tente trabalhar a sua auto-estima. Se você sente que é invejado, ignore este fato e dê o melhor de si no trabalho.

E lembre-se: "Não grite sua felicidade tão alto, a inveja tem sono leve." (Autor Desconhecido)

Nenhum comentário: