terça-feira, 22 de junho de 2010

Seleção por Competências: em busca dos melhores

Selecionar a pessoa certa para atuar em um determinado cargo de uma organização sempre foi um desafio para os profissionais de gestão de pessoas, principalmente se tratando do contexto do mercado de trabalho atual e da implantação de práticas de gestão cada vez mais complexas.

A Gestão por Competência desenvolvida pelas organizações tem feito com que os processos de captação de profissionais passem por profundas transformações. As antigas práticas realizadas através de testes e dinâmicas de grupo mostram-se interessantes, porém são insatisfatórias quando o que se quer analisar são as competências individuais e a capacidade de entrega dos candidatos. Em suma, a seleção por competências é a expressão corrente quando se quer trabalhar uma oportunidade de trabalho, já que consegue avaliar pessoas de forma objetiva.

Carvalho, Passos e Saraiva¹ (2008,p.53) definem seleção por competência como sendo "[...] o processo de escolha de candidatos baseado nas competências organizacionais e na definição de indicadores das competências funcionais". Em outras palavras, busca-se identificar nos candidatos de um determinado processo seletivo aquelas competências que darão suporte estratégico às competências corporativas.

Esta afirmação é muito relevante na medida em que se torna importante esclarecer que para cada organização há uma lista de competências a ser considerada, o que justifica o fato de que um candidato pode ser classificado em uma determinada empresa e em outra ser desclassificado por não apresentar o perfil desejado.

Encontrar as pessoas certas para comporem de forma estratégica a equipe organizacional tem sido uma tarefa muito difícil tanto para as consultorias especializadas na captação de talentos que procuram dentre os candidatos o mais competente, quanto para as organizações, que precisam de profissionais diferenciados para continuarem competitivas.

Muito mais importante para as organizações que possuir recursos e tecnologias é ter pessoas que possam utilizar de forma otimizada a gama de subsídios que uma organização oferece para torná-la valorizada, reconhecida e capaz de agregar valor para clientes, fornecedores, acionistas e funcionários. Apesar dessa consciência, as organizações consideram complexa a relação empresa-funcionário, uma vez que ao contrário das máquinas, que se constituem um patrimônio da empresa, as competências individuais têm sido um investimento pessoal colocado à disposição das organizações até o momento oportuno.

Organizações e consultorias especializadas em recrutamento e seleção precisam, de fato, decidir quais serão os melhores métodos para a identificação dos talentos disponíveis no mercado. Selecionar por competências, no entanto, exige que as empresas possuam uma Gestão por Competência otimizada onde exista o mapeamento detalhado das competências necessárias para cada função dentro das organizações. Só assim se terá respaldo para encontrar no mercado as pessoas mais competentes, que possam transceder os pré-requisitos de um determinado cargo e, assim, ofereçam para as empresas o que tem de melhor: sua capacidade de realizar, criar e inovar.
_________________________

¹ CARVALHO, Iêda Maria Vecchioni; PASSOS, Antônio Eugênio Valverde Mariani; SARAIVA, Suzanna Barros Corrêa. Recrutamento e seleção por competências. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

Um comentário:

vanderleimoraes disse...

Olá tudo bem?

Achei muito interessante o seu blog. Gostaria de manter contato pelo e-mail, visto que não encontrei o seu nesta página.

Se tiver interesse entre em contato comigo, admvanderlei@yahoo.com.br

represento o blog gestão de pessoas.

Grande abraço e mais uma vez parabens pelo seu blog.