domingo, 19 de abril de 2009

Liderança: teoria x prática


O tema liderança é, atualmente, comum a todas as pessoas. Podemos encontrar nas livrarias uma vasta bibliografica sobre o tema, cursos sobre como desenvolver líderes prometem vender idéias milagrosas para tornar de fato as pessoas líderes e competitivas e até filmes ganham público notório por abordarem o assunto.

Na verdade a liderança está no incosciente de todos. Vivemos em um mundo altamente competitivo que, de fato, exige a atuação de profissionais pró-ativos, que façam a diferença e que possam fazer com que a empresa se torne competitiva num mercado cheio de mudanças.

O que parece que poucos se deram conta, no entanto, é que antes de tudo ser líder exige um transformação pessoal muito difícil por ter que envolver quebra de paradigmas e o exercício de uma nova postura, além do desenvolvimento de novas habilidades.

O que podemos perceber nas organizações é que há muitos gerentes querendo executar o papel de líder sem se darem conta que liderar é, antes de tudo, se doar de coração para um causa conjunta em que a vida das pessoas com limitações, valores e expectativas têm um peso nas decisões.

Ninguém é insubistituível, mas todos são importante quando o foco é atingir os objetivos orgarnizacionais e para isso é fundamental que todos estejam motivados e possam ser reconhecidos por seus esforços e colaborações.

O grande desafio é aliar as práticas gerenciais a características importantes da liderança, como: comunicação eficaz, espírito inovador, desenvolvimento de competências, interesse genuíno nas pessoas, criativiade e proatividade, entre outros.

Só assim teremos a certeza de que estamos todos no mesmo barco e que ninguém está remando contra a maré.

2 comentários:

Psicólogo Thiago Ribeiro disse...

Parabéns! Está no caminho certo!
Ficou bonito, inteligente e com um visual bem clean.
Parabens, Gisa!

Anônimo disse...

Adorei cunha....
Parabéns!
Ta bem sua cara, Bonito, Limpo e Inteligente!
Beijos