sexta-feira, 24 de abril de 2009

O que você está lendo hoje?

Estava um dia desses no trânsito e uma rádio local começou a transmitir o seu momento literário e uma frase me chamou a atenção: “dizem que nós não escolhemos os livros, eles é que nos escolhem”. Achei esta frase muito profunda e... sabe que eu acredito nisso?! Parece loucura, mas se formos prestar atenção, parece que é verdade!

Somos atraídos por eles e parece que eles estão destinados a nós. Todos os livros têm os seus donos. Há aqueles mais reservados que escolhem donos ciumentos, que não gostam de emprestá-los. Há aqueles extrovertidos que adoram passar de mão em mão e aqueles tímidos que mesmo os donos ficam cheio de dedos ao manuseá-los. Eles são nossos confidentes, amigos leais nos momentos de solidão. São a busca constante do conhecimento e a simbologia materializada da construção do saber.

Comprar um livro é quase que um processo de amor à primeira vista. Você analisa todos os seus atributos, mesmo sem conhecê-los na profundidade e já sente o desejo de que ele faça parte da sua vida. Como conseqüência, vem logo logo o amor. Aquele livro passa a ter um significado para você e você sente a necessidade de externar isso, recomendando-o para as pessoas que você considera terem a ver com ele. O contrário também pode acontecer. A paixão pode se transformar numa desilusão. Você percebe que aquele livro não está de acordo com as suas expectativas e então ele acaba entrando no esquecimento.

Sou uma dessas pessoas apaixonadas por livro, às vezes caio de amores, às vezes me decepciono. Por isso, vez por outra postarei aqui a minha percepção sobre alguns livros da nossa área. O mais importante de tudo é que mesmo sendo bom ou ruim, os livros sempre acabam nos ensinando alguma coisa.

E você? O que está lendo hoje?

3 comentários:

Unknown disse...

Bom texto. Eu? Estou lendo apostilas do medcurso... um beijo!

Ciro Léo disse...

Eu estava lendo "O garoto do pijama listrado", que se transformou em filme e acho que esteve em cartaz aqui do fim para o início do ano! Muito bom! Tenho um monte aqui pra ler!

Psicólogo Thiago Ribeiro disse...

É! às vezes temos relações interessantes com os livros. Projetamos muito do que não conseguimos realizar na vida real, nos realizamos no ideal, na fantasia...